Há algum tempo, cientistas no mundo estudam formas de mitigar o degelo de geleiras no Polo Norte, ocasionadas devido às mudanças climáticas. Nesta semana, uma empresa do País de Gales divulgou uma nova invenção que pode resolver o problema: uma máquina que refaz gelo.
Movida a energia renovável (energia eólica), a máquina foi desenvolvida pela Real Ice e funciona bombeando água retirada sob a camada de gelo rumo à superfície, onde temperaturas de até -50 °C a congelam rapidamente, o que deve possibilitar a criação de novas camadas de gelo.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto, formada por alunos e ex-alunos da Universidade de Bangor, no Reino Unido, será enviada em breve ao norte do Canadá para poder realizar testes nas geleiraslocais.
O protótipo recebeu o nome de Re-Icing Machine (algo como Máquina de Recongelamento, em tradução livre) e deve ficar em posse de inuítes – como são conhecidos os indígenas esquimós que habitam a região – que, por sua vez, farão a manutenção e realocarão, quando necessário, as máquinas para novas áreas a fim de endereçar os locais de maior necessidade.
Leia mais:
- ‘Mudança climática pode ser pior que a atual pandemia’, alerta Bill Gates
- Cobrir planeta com árvores não é suficiente para parar mudança climática
- Mudanças climáticas podem extinguir 60% das espécies de peixes até 2100
Dessa forma, os povos indígenas ganharão créditos de carbono, que poderão ser vendidos às empresas para compensar o uso de combustível fóssil.
A máquina faz parte da for Tomorrow, iniciativa liderada pela Hyundai e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), cuja missão é capacitar pessoas e incentivá-las a compartilhar suas soluções criativas em prol da sustentabilidade.
Via:Daily Post