Nesta quarta-feira (16), a Qualcomm anunciou seu mais novo processador de smartphone carro-chefe, o Snapdragon 8 Gen 2.

Ele sucede ao Snapdragon 8 Gen 1 lançado no ano passado e o chipset Snapdragon 8+ Gen 1, que estreou no início deste ano. Mas que melhorias ele traz em comparação com seus antecessores? Confira abaixo.

Leia mais:

O Snapdragon 8 Gen 2 é fabricado usando o mesmo nó de processo de 4 nm da TSMC que o Snapdragon 8+ Gen 1, mas usa nova CPU e nova GPU. Ele também traz ISP aprimorado para melhores recursos de câmera e modem 5G mais rápido para velocidades de download aprimoradas.

publicidade

O novo chipset também suporta melhores recursos de conectividade sem fio, incluindo Wi-Fi 7. A Qualcomm afirma que traz fidelidade de música “semelhante à conexão via fio” por Bluetooth.

Comparação de especificações

O Snapdragon 8 Gen 2 usa os novos núcleos de CPU Cortex-X3, Cortex-A715 e Cortex-A510 da ARM. Ele traz estrutura de CPU 1+4(2+2)+3 exclusiva com cinco núcleos de alto desempenho e três núcleos com baixo consumo de energia.

Em comparação, os chipsets Snapdragon anteriores usaram quatro núcleos de alto desempenho e quatro com baixo consumo de energia. Essa estrutura de CPU exclusiva ainda não foi usada por outras marcas. A Qualcomm afirma que o desempenho da CPU aumentou 35% e que a eficiência de energia foi aprimorada em até 40%.

A GPU Adreno de nova geração é 25% mais rápida e 45% mais eficiente em termos de energia do que o Snapdragon 8 Gen 1. A empresa não especificou o quão rápido seu novo chipset é comparado ao Snapdragon 8+ Gen 1 em termos de desempenho gráfico.

É o primeiro chipset Snapdragon que suporta raytracing de hardware, semelhante ao Exynos 2200 e ao Dimensity 9200. O chipset pode acionar telas QHD+ a 144 Hz e telas 4K a 60 Hz, idêntico aos chips da geração anterior.

O Snapdragon 8 Gen 2 suporta LPDDR5X RAM, que é pouco mais rápido que o LPDDR5 RAM no Snapdragon 8 Gen 1 e no Snapdragon 8+ Gen 1. Ele também suporta armazenamento UFS 4.0, que a Samsung já começou a fabricar.

Snapdragon 8 Gen 2 (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Snapdragon 8 Gen 2 (Imagem: divulgação/Qualcomm)

É muito mais rápido do que os chips UFS 3.1 suportados pelos chips da geração anterior. Isso deve melhorar o desempenho geral e os tempos de carregamento de aplicativos e jogos.

O novo chipset pode gravar vídeos de até 8K 60fps, melhoria em relação ao limite dos chips anteriores de gravação de vídeo de até 8K 30fps. Ele também oferece suporte para codec AV1 e streaming de vídeo 8K 60fps.

A conectividade também melhorou, apresentando o modem integrado X70 5G que pode atingir velocidades de downlink de até 10 Gbps e velocidades de uplink de até 3,5 Gbps. O sistema FastConnect 7800 suporta Wi-Fi 7 e Bluetooth pela primeira vez.

A Qualcomm afirma que o chip suporta desempenho de áudio semelhante à com fio com baixa latência de apenas 48 ms.

Snapdragon 8 Gen 2: desempenho mais rápido e eficiência de energia extremamente aprimorada

No geral, o novo processador da Qualcomm oferece desempenho mais rápido, eficiência de energia extremamente aprimorada, melhor desempenho sustentado, tempos de carregamento de aplicativos mais curtos e conectividade sem fio mais rápida.

Os smartphones com o processador Snapdragon 8 Gen 2, incluindo a série Galaxy S23, chegarão às lojas no início de 2023. Para conferir a tabela completa do comparativo das especificações dos processadores, acesse este link.

Com informações de Sam Mobile

Imagem destacada: Qualcomm

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Double? Inscreva-se no canal!