Na última terça-feira (15) a Qualcomm revelou sua nova aposta de mercado para os aparelhos que são carro-chefe do sistema Android, a plataforma Snapdragon 8 Gen 2. O lançamento disputa liderança de mercado com o poderoso Apple A16 Bionic.

Segundo comparativos da Beebom, as diferenças entre os dois processadores começam na CPU: o Snapdragon 8 Gen 2 contará com o modelo CPU Octa-core e Kryo. Já o Apple A16 Bionic, tem a CPU Hexa-core com 16 bilhões de transistores. Além disso, A GPU do Snapdragon será o Adreno 740; Ray Tracing, acelerado por hardware. Já o A16 Bionic, conta com a GPU de 5 núcleos projetada pela Apple.

Leia também:

Confira o comparativo entre os núcleos dos concorrentes:

publicidade
Reprodução: Geekbench

Câmera e Video

Outro grande ponto no lançamento da Qualcomm é a capacidade da câmera e video. O mesmo comparativo da Beebom afirma que a plataforma Snapdragon 8 Gen 2 terá a captação de fotos com até 200MP e fotos triplas de 36MP com ZSL. É importante lembrar que o pioneiro da Apple faz a captação de fotos em ProRAW no Photonic Engine de 48 MP.

Quanto a captação de video, o novo Snapdragon 8 Gen 2 gravará em 8K HDR, enquanto o A16 Bionic grava em 4K HDR Dolby Vision, com 60FPS.

Modem e Suporte Wi-Fi

O Modem que a Qualcomm vai utilizar no Snapdragon 8 Gen 2 é o Snapdragon X70, que terá vantagem contra o modelo Snapdragon X65 utilizado pela Apple. Outra vantagem da Qualcomm será o suporte Wi-Fi, que, por sua vez, será o modelo Wi-Fi 7, enquanto a Apple ainda utiliza o Wi-Fi 6.

Qualcomm ou Apple: Quem vence?

Mesmo que a Qualcomm tenha grande potencial de disputa com o pioneiro da Apple, ainda é difícil afirmar qual dos sistemas é melhor e mais vantajoso. O novo lançamento da Qualcomm tem grandes pontos de vantagens para seguir nessa disputa até os mínimos detalhes, mas ainda será necessário esperar os primeiros testes para ter exatidão.

A previsão da Qualcomm é que o novo Snapdragon 8 Gen 2 chegue ao mercado ainda esse ano – confira uma lista de smartphones que serão lançados com o novo processador.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Bacará Ao Vivo? Inscreva-se no canal!