ASpaceXrealizou um dos últimos testes antes do lançamento da Starship na noite da última segunda-feira (23). O chamado “ensaio molhado”, uma etapa crucial no abastecimento do veículo, aconteceu no estado americano do Texas.

A nave de 120 metros de altura da empresa de Elon Musk realizou alguns testes de procedimentos que a Starship fará no dia do seu lançamento. A SpaceX  abasteceu o estágio superior da nave e o propulsor Super Heavy Booster 7 com oxigênio líquido e propelente de metano líquido com todos estágios empilhados. 

Outros testes já haviam sido feitos na Starship. Os 6 motores de foguete Raptor do estágio superior da S já passaram por testes de queima anteriormente, no início de setembro do ano passado. O Booster 7, primeiro estágio, também já passou por esse teste em 14 de seus 33 propulsores, em novembro.

A Starship completou seu primeiro ensaio completo de voo na Starbase hoje. Esta foi a primeira vez que uma Nave e um Booster integrados foram totalmente carregados com mais de 10 milhões de libras [4535,9 toneladas] de propelente 

SpaceX em publicação do Twitter

Segundo a SpaceX, o teste serve para verificar a sequência de contagem regressiva, além do desempenho da Starship e da plataforma orbital para operações semelhantes a voos. Com o sucesso do teste de ontem a empresa vai se preparar para realizar o disparo estático nos 33 motores do Booster 7, que finaliza os testes pré voo.

publicidade

A partir disso, o voo já pode acontecer a partir da Starbase a partir de março. Ele vai sair do sul do Texas para realizar um órbita em torno da Terra e pousar próximo ao Havaí no Oceano Pacifico.

Leia mais:

Próximos lançamentos da Starship

Além da Starship 24, a SpaceX está preparando seus próximos veículos de lançamento. A nave 25 já está em montagem para teste de fogo estático no mesmo local. Os dois próximos veículos também já estão em construção, além de partes da nave 28 e 29 já terem sido vistas no sul do Texas. 

Além disso, o Booster 9 já passou por testes criogênicos e o empilhamento do 10 já está em fase de conclusão.

O teste de lançamento a ser realizado nos próximos meses pela SpaceX, será o primeiro desde maio de 2021 que a empresa realizará no sul do Texas. O último foi o protótipo SN15 que voou por 6 minutos e atingiu cerca de 10 quilômetros de altitude. Esse protótipo foi um primeiro a conseguir fazer um pouso suave, tecnologia essencial para que a Starship seja totalmente reutilizável.

De lá para cá, a SpaceX investiu entre 1 a 2 bilhões de dólares na construção de estruturas de lançamento e instalações de produção. No entanto, os riscos que a empresa corre com a Starship são enormes, por carregar muito propelente, um acidente no local seria muito destrutivo.

A transmissão ao vivo do teste realizado ontem foi feita pela NASASpaceflight.com e pela Rocket Ranch Boca Chica.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!