A GWM (ou Great Wall Motors) ainda é um nome pouco conhecido no Brasil. No entanto, A fabricante chinesa, que começou a veicular o seu primeiro comercial na TV em janeiro, tem uma ligação de longa data com o nosso país.
Na realidade, a Great Wall tenta firmar uma operação por aqui desde 2012. A ideia era começar a vender os seus carros em parceria com o grupo Caoa. Porém, na época o plano não vingou e atrasou por longos anos a sua chegada oficial.
Nova fábrica e investimento multibilionário
- Avançando até agosto de 2021, a empresa enfim resolveu comprar uma antiga fábrica da Mercedes-Benz no interior de São Paulo, em Iracemápolis.
- Pouco depois, foi anunciado um investimento na ordem de R$ 10 bilhões no Brasil, incluindo até planos de produzir carros elétricos por aqui.
- Na primeira fase, que vai de 2023 a 2025, a montadora vai injetar R$ 4 bilhões para adaptar a fábrica e fabricar os primeiros modelos em solo nacional.
- A ideia até lá é alcançar uma capacidade de produção de 100 mil veículos anuais.

Fundada em 1984, a Great Wall Motors Company Limited é considerada a maior fabricante de automóveis privada da China e está presente em mais de 60 países. A dona das marcas Haval, de SUVs, Tank, de SUVs off-road, Poer, de picapes, e ORA, de veículos elétricos compactos, vendeu mais de 1 milhão de veículos em 2022.
Leia mais:
- Delivery de carro? Montadora adota plano ousado para o Brasil em 2023
- SUV híbrido com 5G estreia no Brasil em 2023
- Volkswagen Taos: SUV médio que pode pedir comida (!) | Review
Planos para o Brasil
A montadora planeja lançar dez carros no país até 2025, além de gerar 10 mil empregos até lá. O primeiro carro da lista que chega ainda no primeiro semestre de 2023 será o SUV híbrido plug-in Haval H6. Já falamos tudo sobre ele aqui.

- O utilitário conta com um sistema que prioriza o uso das baterias, possui dois motores elétricos e um motor 1.5 turbo a gasolina.
- No modo 100% elétrico, o Haval H6 pode percorrer até 170 km.
- Já a autonomia total com o tanque cheio ultrapassa os 1.000 km.
- Segundo a GWM, sua potência combinada é de 393 cavalos.
De início, as primeiras unidades do SUV virão importadas da China. O primeiro modelo fabricado oficialmente no Brasil será uma picape híbrida com lançamento previsto para 2024.
Imagem principal: Great Wall Motors/Divulgação
Com informações do Auto Esporte
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!