Considerando a popularidade que os gêneros policial e comédiatêm entre o público ávido por filmes e séries, elaboramos uma lista das 10 melhores obras que combinam elementos desses dois gêneros. Nessa lista selecionamos títulos diversificados, desde filmes e séries que equilibram ação e humor na mesma medida até produções que são paródias do gênero policial, além de comédias puras que utilizam o ambiente da polícia como pano de fundo.

Leia mais:

publicidade

Chumbo Grosso

Crédito: Universal Pictures (reprodução)
  • Disponível para assinantes do Lionsgate+.

“Chumbo Grosso” é um filme de comédia dirigido por Edgar Wright, que satiriza os clichês dos filmes “buddy cops”. 

A dupla de policiais é estrelada pelos cômicos Simon Pegg e Nick Frost, em uma obra de estética pop, edição de videoclipe e humor baseado em gags rápidas.

Brooklyn Nine-Nine

Brooklyn 99
Foto: Reprodução
  • Disponível para assinantes da Netflix.

“Brooklyn Nine-Nine” é uma sitcom de sátira policial que acompanha um grupo de detetives excêntricos em uma delegacia de polícia de Nova York. 

Com um humor ágil, a série é elogiada por sua representatividade e elenco diversificado, abordando questões sociais de forma leve e inclusiva. 

Anjos da Lei

Anjos da Lei / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Adaptação da série de televisão homônima dos anos 1980 (que revelou Johnny Depp), “Anjos da Lei” brinca com as iconografias de filmes adolescentes e ação policial em uma comédia irreverente.

Estrelada por Jonah Hill e Channing Tatum, o filme retrata dois policiais disfarçados em uma escola para combater o tráfico de drogas. O filme foi bem recebido pelo público e pela crítica, e ganhou uma sequência.

Angie Tribeca

Elenco da série Angie Tribeca / Crédito: Warner Bros (reprodução)

Criada por Nancy e Steve Carell (o Michael Scott de “The Office”), “Angie Tribeca” é uma sitcom que parodia os clichês do gênero policial, apresentando um humor irônico, gags e piadas rápidas. 

A série acompanha a detetive Angie Tribeca (Rashida Jones) e sua equipe enquanto investigam casos esdrúxulos em Los Angeles.

Psych – Agentes Especiais

Universal Cable Productions(reprodução)

“Psych” é uma série que conta as peripécias de Shawn, um jovem com uma capacidade de dedução brilhante que finge ser um médium para desvendar casos intrigantes.

Junto de seu amigo Gus, eles formam a agência de detectives psíquicos que prestam consultorias externas para a polícia. A atração oferece uma comédia descontraída e uma boa química entre os protagonistas.

Um Tira no Jardim de Infância

Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Dirigido por Ivan Reitman e estrelado por Arnold Schwarzenegger, “Um Tira no Jardim de Infância” é um filme de comédia e ação que conta a história de um policial durão que se disfarça como professor de jardim de infância para encontrar uma testemunha-chave de um caso criminal.

Clássico da sessão da tarde, o longa mistura cenas de ação eletrizantes típicas dos filmes de Schwarzenegger com um humor para toda a família.

Monk: Um Detetive Diferente

Crédito: Mandeville Films and Touchstone Television (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

“Monk” é uma série leve e divertida que segue as aventuras do detetive Adrian Monk (Tony Shalhoub), um brilhante investigador que sofre de Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Com sua mente analítica e suas habilidades de observação apuradas, ele supera os desafios de suas fobias e compulsões para resolver casos intrigantes. 

Corra que a Polícia Vem Aí

Crédito: Paramount (divulgação)
  • Disponível para alugar no Amazon Prime Video, Microsoft Store e Apple TV.

A hilariante sátira “Corra que a Polícia Vem Aí”, de autoria do trio ZAZ (Jim Abrahams e os irmãos David e Jerry Zucker), apresenta humor físico, piadas visuais, gags e trocadilhos que zombam dos clichês de filmes e séries policiais. 

O longa é brilhantemente estrelado por Leslie Nielsen como o policial paspalhão e autoconfiante Frank Drebin. A obra tem origem na série de comédia “Police Squad!” (também protagonizada por Nielsen e criada pelo trio), e rendeu duas sequências.

Um Tira da Pesada 3

Crédito: Paramount (divulgação)
  • Disponível para alugar no Amazon Prime Video, Microsoft Store e Apple TV.

Todos os três filmes da série do carismático e heterodoxo policial Axel Foley são altamente recomendados. Eddie Murphy está em estado de graça nessa divertida série, que combina de forma equilibrada ação e comédia.

Mas destacamos aqui o terceiro filme da saga. Sob a habilidosa direção do mestre John Landis (que já trabalhou junto com Murphy em “Um Príncipe em Nova York”), o filme se destaca pela sua elegância e sensibilidade ao abordar temas como corrupção e jogos de poder na sociedade, tudo isso de forma hilária e excitante.

48 Horas

Crédito: Paramount (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Nick Nolte interpreta um policial relutante e linha dura. Eddie Murphy interpreta um presidiário esperto e carismático em liberdade condicional. Ambos se juntam estrategicamente para capturar um assassino em um prazo de 48 horas.

Essa é a premissa de “48 Houras”, filme dirigido por Walter Hill que alterna com maestria cenas de ação tensas e brutais com humor ácido e impagável. Clássico do gênero, popularizou o conceito de “dupla improvável” em filmes policiais e ganhou uma sequência.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do csgolounge? Inscreva-se no canal!