A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do estado de emergência de saúde global para a Covid-19 em maio deste ano. Mas a doença ainda causa transtornos ao redor do mundo. O caso mais recente foi registrado no aeroporto de Gatwick, em Londres, onde mais de 160 voos foram cancelados entre esta segunda (25) e terça-feira (26) em função de um surto de coronavírus entre os controladores de tráfego aéreo.

Leia mais

Limite de voos diários

  • Em razão da situação, a administração do aeroporto informou que os voos serão limitados a 800 por dia, entre partidas e chegadas, até 1º de outubro.
  • A decisão foi tomada em acordo com o serviço de controle de tráfego aéreo do Reino Unido.
  • Segundo as autoridades britânicas, isso “evitará cancelamentos e atrasos de última hora para os passageiros”.
  • As informações são da Tech Xplore.
Surto de Covid-19 prejudicou operações em aeroporto de Londres (Imagem: Nhemz/Shutterstock)

Surto de Covid-19 afastou controladores de voo

Cerca de 30% dos controladores de voo do aeroporto “estão atualmente indisponíveis por uma variedade de razões médicas, incluindo Covid-19”, afirmaram as autoridades do Reino Unido. Não foram repassados maiores detalhes sobre a onda de contaminação, mas o surto ocorre em um momento de alta no número de casos da doença, reflexo principalmente de novas variantes do coronavírus.

O aeroporto de Gatwick é o segundo maior de Londres, atrás apenas do aeroporto de Heathrow. Inaugurado em 1935, ele opera voos domésticos e destinos internacionais em todo o mundo. Segundo dados de 2022, mais de 32 milhões de passageiros passaram pelo terminal durante todo o ano.

publicidade

Esta não foi a primeira vez que as atividades no aeroporto foram prejudicadas neste ano. No final de agosto, quase dois mil voos foram cancelados e outros milhares sofreram atrasos em função de uma falha técnica no sistema de controle do tráfego aéreo.

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) anunciou uma investigação independente para identificar o que gerou o problema.